Publicado em Brasil, Filmes, Televisão

A Terra Prometida: Record se inspira em Game of Thrones e promete repetir novela no cinema

josue-terra-prometida-continuacao-os-dez-mandamentosA TV Record aposta suas fichas na novela A Terra Prometida para repetir o sucesso alcançado no último ano com a exibição de Os Dez Mandamentos.

A nova “novela bíblica” da emissora estreia hoje, 05 de julho, na mesma faixa horária de sua antecessora, dando sequência imediata àhistória encerrada ontem, 04 de julho, com grande índice de audiência e críticas pontuais da mídia especializada.

O investimento que a Record está fazendo para a nova produção esbarra na casa dos R$ 100 milhões, e envolve produção de novos cenários, gravações em locações no exterior e efeitos especiais. Os 30 primeiros capítulos da novela terão cenas gravadas no deserto da Namíbia, na África, que servirão para ambientar o público sobre o contexto da história.

De acordo com a Folha Universal, a emissora aposta em “um elenco renovado e formato de série”, para surpreender o público “com os efeitos especiais das cenas, como as das batalhas entre os povos, a travessia do rio Jordão entre outros momentos importantes da trama”.

A referência ao “formato de série” se dá pela inspiração da produção na premiada Game Of Thrones (HBO), com cenas de batalhas mais intensas e trilha sonora de impacto, de acordo com informações do Correio 24 Horas.

Sobre a audiência, a Record quer repetir e ampliar o sucesso: “A audiência de Os Dez Mandamentos foi o reflexo imediato da aceitação popular que prova que esse novo conceito de teledramaturgia deu certo. A história resgata valores morais, espirituais e familiares em uma época conturbada em nosso país”, comentou Alexandre Avancini, diretor de ambas as novelas.

Vacina

Calejada com as críticas à maquiagem e cenários, a Record decidiu terceirizar a produção de A Terra Prometida. Os elementos produzidos pela equipe da emissora na primeira temporada de Os Dez Mandamentos chegaram a ser elogiados por mostrarem evolução de acabamento e detalhes em relação a produções anteriores, mas na segunda temporada, com capítulos adicionais inicialmente não planejados, a qualidade caiu muito, e a mídia não perdoou, chegando a compará-los com “carros alegóricos de escola de samba do grupo de acesso”.

Dessa forma, a emissora se preveniu e decidiu terceirizar os trabalhos, contratando a produtora Casablanca, responsável pela elogiada Escrava Mãe. O resultado, de acordo com os jornalistas que assistiram às primeiras cenas, foi satisfatório.

“A terceirização da produção para a Casablanca parece ter feito bem ao produto final”, comentou a jornalista Cristina Padiglione, do Estadão Conteúdo.

“Pesa agora, também a olho nu, uma lista mais extensa de bons atores. Como numa partida de futebol, são elementos relevantes para contagiar os inexperientes e fazer a jogada funcionar. Temos Beth Goulart, Milhem Cortaz, Luciana Braga, Raymundo de Souza, André Ramiro, Elizangela, Yacanã Martins, Ernani Moraes, Valéria Alencar e Marcos Winter – irreconhecível sob o make up que lhe deu longas madeixas”, acrescentou, elogiando a maquiagem, um dos itens que mais foram criticados na segunda temporada de Os Dez Mandamentos.

Grandiosidade

As perucas ajudarão os atores Kadu Moliterno, Castrinho, Paulo César Grande, Igor Rickli, Fábio Villa Verde, Rodrigo Phavanello, Leonardo Miggiorin e Felipe Folgosi, Nívea Stelman, Cristiana Oliveira, Paloma Bernardi, Miriam Freeland e Maytê Piragibe, dentre outros, a caracterizarem os hebreus que conquistaram Jericó e, posteriormente, Canaã.

“Nada de elenco enxuto e o número de figurantes normalmente é alto, para encarar as batalhas e travessias para a Terra Prometida. O texto está nas mãos de Renato Modesto, com colaboração de Aimar Labaki, Ecila Pedroso, Stephanie Mendes, Jaqueline Vargas e Marcos Lazarini”, informou Padiglione.

Cinema

Os elogios à produção de A Terra Prometida vão além às questões de maquiagem e figurino, e dão a entender que a Record já se planejou para transformar sua novela em um filme, seguindo o mesmo caminho de Os Dez Mandamentos.

A diferença agora é que com planejamento, Alexandre Avancini já trabalha prevendo que cada cena é candidata a estar no corte de duas horas que irá para as telonas.

“Queremos que essa novela renda também uma série de produtos”, disse Avancini. “A gente criou uma legião de fãs, como eu nunca vi acontecer com uma novela”, acrescentou.

O autor Renato Modesto prometeu uma nova novela, mantendo os acertos da antecessora, mas corrigindo os erros. É provável, então, que além das mudanças técnicas, o público perceba diálogos com dinâmica diferente.

Modesto admitiu a inspiração na série da HBO: “Game of Thrones foi uma entre muitas influências que naturalmente acontecem. Eu gosto muito de assistir a séries e a filmes, e essas influências são naturais. E eu gosto muito de Game of Thrones”, afirmou, em entrevista ao E+, do jornal O Estado de S. Paulo.

Jericó

A queda das Muralhas de Jericó, que está prevista para ir ao ar entre o capítulo 50 e 60, já começou a ser gravada, porque existe grande trabalho de pós-produção para o incremento dos efeitos especiais.

A Terra Prometida foi planejada para ter 130 capítulos, mas se sabe que o número pode aumentar, e muito: “O Renato teve o cuidado de colocar alguns flashes de Os Dez mandamentos”, explicou Avancini, como uma prevenção para ambientar possíveis novos telespectadores.

Apocalipse?

“Depois que Josué se for, ao final desta produção, a Record não dará seguimento à narrativa cronológica da Bíblia, mas tem propósito de continuar no ramo. O Apocalipse é a ideia mais cotada para manter esse público sintonizado”, informou a jornalista Cristiana Padiglione.

Sobre a possibilidade, Alexandre Avancini aprova a ideia de dar um salto temporal para refrescar as ideias, mas sem impedir que, posteriormente, a Record volte a dar sequência à narrativa bíblica, amarrando os conceitos do Velho Testamento.

“Acho que nem seria bom dar seguimento cronológico ao que virá a seguir, as pessoas podem se cansar desse fio tão longo, pode ser mais interessante partir para outro momento bíblico”, comentou Avancini.

Veja uma chamada para a nova “novela bíblica” da Record:

Fonte: Gospel +

Anúncios

Autor:

Jornalista por profissão e discípula por vocação com o compromisso de ser relevante para o Reino de Deus!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s