Cristão chinês é jovem, urbano e de classe média

Mulheres rezam em igreja cristã no leste da China. / DIDI TANG (AP)
Mulheres rezam em igreja cristã no leste da China. / DIDI TANG (AP)

O crescimento da religião prejudica os planos do governo que age com hostilidade contra os religiosos.

Apesar das rígidas leis chinesas, o crescimento de cristãos no país pode ter alcançado 100 milhões de pessoas, se tornando cada vez mais difícil para o governo controlar.

Se décadas atrás os cristãos eram em maioria mulheres idosas moradoras da área rural da China, hoje esses dados mudaram e o perfil do cristão chinês é mais jovem, urbano e de classe média.

Um livro escrito por Gerda Wielander, “Valores Cristãos na China Comunista”, tenta explicar o fenômeno dizendo que há muitos jovens que se convertem em experiências no exterior e retornam para o país se assumindo como cristãos.

Para a autora, se tornar cristão na China é “uma opção de estilo de vida, quase uma moda, uma maneira de dizer que você é diferente e interessante”. Mas não são todos que se convertem nessa lógica, há casos onde o interesse surge sob um ponto de vista acadêmico e intelectual, em outros é a busca por referências morais para enfrentar a substituição da ideologia maoísta por um sistema no qual impera o capitalismo selvagem.

Dados oficiais afirmam que há 23 milhões de cristãos – católicos e evangélicos- na China, mas os números são inferiores à realidade vivida por igrejas oficiais e clandestinas que funcionam no país.

O governo Chinês entende que o cristianismo é uma cultura estrangeira que pode prejudicar seus planos, tanto é que ano passado na cidade de Wenzhou, considerada como a Jerusalém do Oriente, muitas igrejas foram derrubadas.

Fonte: Gospel Prime

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: