Publicado em Mensagens, Reflexão

[MÊS DA REFORMA] SOLA SCRIPTURA

por Flávio Santos

A reforma protestante do século XVI tem várias bases, pontos e fundamentos teológicos. O mês de Outubro é o mês da Reforma, pois foi em 31 de Outubro de 1517 que Martinho Lutero afixou às portas da Capela de Wittenburg as suas 95 teses contra a Igreja católica.

A partir de hoje, aqui no blog, publicaremos posts aleatórios sobre algumas bases teológicas da Reforma protestante. Hoje começaremos com o Sola Scriptura, mostrando que somente a Escritura é a única regra de fé e prática daqueles que vivem o Evangelho.

É somente na Escritura que encontramos a sua Inspiração, Autoridade, Inerrância, Clareza, Necessidade e Suficiência. Pois é somente na Escritura que encontramos o testemunho acerca dela mesmo.

É somente na Escritura que encontramos a história de salvação de um Deus que salvou homens que acharam graça aos seus olhos e fez deles pessoas que devem ser imitadas pelo seu andar com Deus. Que elegeu e salvou um homem que se tornou nação com a missão de fazer o Seu nome conhecido à toda humanidade. Que escolheu desde toda a eternidade o seu Filho para ser o representante federal da humanidade na Cruz para que estes tivessem os seus pecados expiados.

É somente na Escritura que encontramos Jesus representado de várias formas e prometido de várias maneiras no Antigo Testamento, visto e cumprido no Novo Testamento e a boa notícia de que Deus em Cristo, o Messias prometido, estava reconciliando consigo mesmo o mundo, não lhes imputando os seus pecados.

É somente na Escritura que encontramos o fundamento de nossa Teologia, seja ela sistemática, bíblica, apologética, hermenêutica, exegética ou pastoral. Pois é somente nela que encontramos e conhecemos o “Theós”que a “logia” estuda.

É somente na Escritura que encontramos, na simplicidade da leitura, o que precisamos para conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e o Evangelho, para sustentar a fé e nortear a vida.

Já que é “Sola Scriptura”, a Igreja precisa voltar-se urgentemente para Escritura para encontrar novamente o Evangelho para fundamentar a sua Fé. Se a Igreja continuar caminhando sem a Escritura o fracasso é iminente.

É somente na Escritura!

Portanto, vamos à Escritura para vivermos apenas o Evangelho.

Apenas no Evangelho, que somente a Escritura é entendida.

Anúncios

Autor:

Jornalista por profissão e discípula por vocação com o compromisso de ser relevante para o Reino de Deus!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s