Pesquisa do Datafolha mostra intenções de voto à Presidência da República por religião

pesquisa-votos-religiãoA pesquisa mais recente publicada pelo Datafolha sobre as intenções de voto para a Presidência da República detalhou o desempenho dos candidatos dentro de vários setores da sociedade. Entre detalhamentos por região, idade, escolaridade e renda, a pesquisa mostrou também o desempenho de cada candidato por religião.

Comparados com os resultados das últimas pesquisas, os dados divulgados pelo Datafolha mostrou que Marina Silva lidera as intenções de votos entre os evangélicos, com 39% das intenções de voto entre pentecostais e entre não pentecostais, porém, tendo uma queda entre ambos os grupos desde a última pesquisa (divulgada no dia 08/09). Já Dilma Rousseff, lidera entre os católicos.

O quadro geral da pesquisa mostra Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) com 30% e Aécio Neves (PSDB) com 17%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) ambos com 1%. Os demais candidatos não alcançaram 1%.

Dilma Rousseff

A atual presidente, e candidata à reeleição, lidera as pesquisas entre os católicos, com 40% das intenções de voto desse eleitorado, contra 25% de Marina Silva e 20% de Aécio Neves. O desempenho da candidata entre os católicos permanece o mesmo desde a última pesquisa. Dilma Rousseff lidera também entre os adeptos da Umbanda, com 32% das intenções de voto entre esse eleitorado, uma queda de 7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Entre os evangélicos, Dilma teve um pequeno aumento nas intenções de voto, passando de 32% a 33% entre os pentecostais e de 26% para 29% entre os não pentecostais.

Porém, a candidata perdeu eleitores entre os espíritas e espiritualistas, caindo de 29% para 28%, e entre os sem religião, passando de 31% das intenções de voto para 28%.

Marina Silva

A candidata do PSB lidera as pesquisas entre quase todos os grupos religiosos ouvidos pela pesquisa, ficando atrás de Dilma Rousseff apenas entre os católicos e umbandistas. Marina Silva detém 39% das intenções de votos entre evangélicos, apresentando uma ligeira queda nesse segmento em relação à última pesquisa, que mostrava 41% e 44% das intenções de voto entre os pentecostais e os não pentecostais, respectivamente.

Marina lidera as pesquisas também entre os espíritas e os espiritualistas, com 41% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ela detinha 32% das intenções desse grupo. Já entre os sem religião, Marina Silva subiu de 33% para 38%, continuando à frente dos outros candidatos. Entre os umbandistas, a candidata do PSB tem 28% das intenções de voto.

Aécio Neves

Em terceiro lugar geral nas pesquisas, o candidato do PSDB mantém também a terceira colocação entre todos os grupos religiosos, com 20% das intenções de votos dos católicos 11% dos evangélicos pentecostais, 16% entre os evangélicos não pentecostais, 17% entre espíritas e espiritualistas, 15% entre umbandistas e 14% entre os sem religião.

Veja o infográfico do G1 com o desempenho dos candidatos entre representantes das principais religiões:

extrato_datafolha_religiao

Fonte: Gospel +

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s