Publicado em Brasil, Cotidiano, Internet, Vídeos

Ateus elogiam vídeo do Porta dos Fundos que zomba da ceia e “unge” frango assado como corpo de Cristo; Assista

porta-dos-fundos-pao-nossoUm vídeo do Porta dos Fundos que faz piadas sobre a sacralidade da representação do corpo de Cristo e de quebra ironiza a isenção fiscal das igrejas – evangélicas ou não – se tornou uma espécie de mantra entre ativistas ateus.

No vídeo, o humorista Gregório Duvivier representa um proprietário de um estabelecimento comercial que vende alimentos “consagrados” sob a fachada de uma igreja, a “Universal do Pão em Cristo”.

No episódio, o proprietário “benze” um frango assado como se fosse o pão da ceia, usado por Jesus como símbolo de seu corpo e deixado como ensinamento das celebrações em sua memória.

O contraponto do vídeo é o fiscal da Receita Federal que tenta multar o proprietário por sonegação fiscal e acaba acuado sob ameaça de ser processado por intolerância religiosa.

A isenção fiscal de entidades religiosas é um dos pontos mais recorrentes em críticas de ateus, que entendem que o Estado laico não deveria favorecer grupos religiosos, interpretando o princípio de laicidade de forma diametralmente oposta aos defensores da isenção fiscal, que entendem que o papel do Estado, como proposto na Constituição Federal, é o de proteger as práticas religiosas e a liberdade de crença, sem no entanto, adotar nenhuma delas como oficial.

O jornalista Paulo Lopes, um dos ativistas ateus brasileiros mais conhecidos, elogiou o vídeo do grupo de humoristas Porta dos Fundos e sua dupla crítica à religião cristã e à Constituição: “A irreverência do vídeo critica aos (sic) mesmo tempo a concessão da renúncia fiscal prevista em lei às igrejas, a artimanha de igrejas evangélicas de disfarçar as vendas de produtos “sagrados”, a Igreja Universal do Reino de Deus e o ritual católico de transformar uma bolacha (a hóstia) em corpo de Cristo”, escreveu Lopes.

O Porta dos Fundos coleciona polêmicas com cristãos por conta de piadas feitas com temas que são sagrados aos fiéis, sejam evangélicos ou católicos. Assista ao vídeo “Pão Nosso”:

Fonte: Gospel +

Anúncios

Autor:

Jornalista por profissão e discípula por vocação com o compromisso de ser relevante para o Reino de Deus!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s